top of page

IPVA 2023: mora no Amapá? Então confira o calendário de pagamento e valores do IPVA.


Ipva Amapá - Calendário e valores

O pagamento do IPVA - imposto sobre propriedade de veículos automotores é obrigatório com a alíquota variando conforme o modelo, data de fabricação do veículo e o estado em que o contribuinte mora.


Quer informações seguras sobre veículos?

Baixe grátis o aplicativo para Android ou IOS.

A partir da placa você realiza consultas gratuitas com informações básicas.

 

IPVA no Estado do Amapá


O calendário de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Amapá e define que o pagamento pode ser feito em cota única até 15 de março com desconto de 20%, ou parcelado em 6 vezes.


Para realizar o pagamento do imposto do IPVA 2023 AP é preciso se atentar às datas limites de vencimento de cada parcela, ou da parcela única se for sua opção (pagando cota única o proprietário recebe 20% de desconto do valor total do IPVA). Usaremos as datas limites do ano de 2023, já que a Secretaria do Estado do Amapá já divulgou oficialmente as datas para pagamento, sendo que este modelo será utilizado para que você saiba como é que funciona as datas deste tributo.



O calendário foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (26) e vale a partir de domingo (1º). No boleto de cobrança estarão disponíveis informações sobre o valor venal, a alíquota e o IPVA.

Para automóveis, caminhonetes, e embarcações recreativas ou esportivas, inclusive motos aquáticas e aeronaves não destinadas à atividade comercial, a alíquota do IPVA é de 3% sobre o preço do automóvel. Já para ônibus, caminhões, microônibus, motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos, o índice é de 1,5%.


O pagamento parcelado não segue prazos de acordo com o final da placa do veículo. Veja o calendário a seguir:


  • Taxa de licenciamento cota única ou 1ª cota: 15 de março

  • 2ª cota: 17 de abril

  • 3ª cota: 16 de maio

  • 4ª cota: 15 de junho

  • 5ª cota: 17 de julho

  • 6ª cota: 15 de agosto

  • Prazo máximo para licenciamento: 31 de agosto

  • Início da fiscalização: 1º de setembro

 

Fonte. g1


bottom of page