Uma dúvida comum, o veículo com PT (Perda Total) pode voltar a circular nas ruas?
Na maioria das vezes, Sim!
Como fazer isso depende um pouco do estado do veículo. Por isso tenha sempre um cuidado especial no momento que você está negociando um veículo. Quando um segurado é indenizado por perda total, o carro passa a ser de propriedade da seguradora. Nos casos de roubo e furto é comum que o veículo é encontrado depois que já realizou a indenização do seguro, por isso é mais fácil quando o veículo não passou por graves avarias.
A indenização por avaria significa que o valor para reparo é superior a 75% do valor de mercado do veículo. Neste caso existe uma classificação de avaria conforme resolução do DENATRAN 362 de 2010 (Resolução 362.2010).
Pequena Monta
Caso a soma das avarias não ultrapasse os 20 pontos, os danos ao veículo serão considerados como pequena monta. Sendo assim, é possível que o carro seja consertado e volte a circular.
Média Monta
Caso a soma das avarias fique na faixa de 20 a 30 pontos, as avarias são avaliadas como média monta. Isso significa que pode ter ocorrido a perda total, mas saiba que a perda total considerada pela seguradora é sempre referente ao valor do conserto do veículo e não aos danos sofridos por ele. Por isso, nesses casos o carro ainda pode ser recuperado, no entanto, essa situação deverá estar descrita no documento do veículo.
Grande Monta
É considerado como grande monta quando as avarias ultrapassam os 30 pontos. Nessa classificação o carro não pode retornar ao uso, e deve então ser vendido a um ferro-velho.Essas classificações também servem para que a compra dos veículos em leilões seja mais prática. Se você se deparar com um carro classificado como ‘recuperado’, saberá a situação real dele e poderá inclusive barganhar um desconto.
Mas vale lembrar que esses veículos dificilmente conseguem ser segurados depois de recuperados porque acaba sendo complicado para a empresa de seguro se certificar de que o carro está realmente em condições aceitáveis.
Se você adquirir um veículo assim classificado, solicite as notas dos consertos e peças trocadas no veículo. Isso pode melhorar sua chance de conseguir uma cobertura de seguro para o carro.
Portanto, a resposta para a pergunta sobre o veículo com perda total poder voltar a circular é que depende do sinistro ocorrido e das avarias promovidas ao carro.