Sim, é preciso ter cuidado com veículo que tem em seu histórico um ou mais leilões. Este cuidado quer dizer que você precisa avaliar melhor a negociação, por isso a grande...Sim, é preciso ter cuidado com veículo que tem em seu histórico um ou mais leilões.
Este cuidado quer dizer que você precisa avaliar melhor a negociação, por isso a grande importância em consultar antes de fechar o acordo.
Não necessariamente você vai deixar de adquirir um veiculo com este histórico.
Por exemplo, quando o veículo está financiado e não se paga as parcelas, o banco ou assessoria jurídica apreende o veículo e vende em leilão para recuperar o valor financiado.
Este veiculo tem grande probabilidade de não ter passado por nada traumático, apenas financeira. Na origem do leilão é possível verificar a origem (Nome do Banco ou financeira).Outra situação é quando o veículo é roubado e leva um tempo maior para ser localizado. Neste meio tempo a seguradora já pagou o veículo para o proprietário. Neste caso também o veículo tem grande chance de não ter problemas. Quer outro caso em que o veículo pode estar em perfeito estado? Em uma blitz o veículo é apreendido por causa de multas, ou condutor embriagado. O valor para retirar pode ser tal grande que não vale a pena, apenas deixam o veículo no pátio de apreensão.
De tempos em tempos o pátio realiza leilões para liberar espaço e com isso quitar as diárias. Ok, só mais um caso em que o veículo pode estar em ótimo estado… (já vimos que existem vários). Chamado “Renovação de frota”. Constantemente uma empresa ou órgão pode renovar a frota e colocar algum lote de veículos a venda.
A companhia energética da sua cidade, algum órgão público o até mesmo empresas privadas. Por isso uma seguradora em sua análise pode aceitar o veículo, não aceitar ou aceitar com particularidades, por exemplo, só aceitam se acompanhar um laudo técnico ou aceitam mas pagam um percentual menor da tabela FIPE.
Claro que existem casos mais graves como veículos batidos e PT. É possível verificar na consulta MTix a origem e com isso ter uma ideia do motivo. Os editais dos leilões são públicos por isso é possível encontrar exatamente o estado do veículo no instante da venda do leilão.
Esperamos que este texto sirva como um direcionamento sobre a importância em realizar uma consulta prévia. não efetue pagamento para o proprietário antes destas informações.
Em média um veículo de leilão custa 30% menos. Vale a pena negociar!